Literatura de Viagem

Aqui poderá encontrar um pequeno espaço informativo da melhor literatura de viagem portuguesa e a todos os livros "Sociedade" disponíveis na Day Out Tavira, bem como um comentário pessoal e a sinopse oficial sobre alguns deles. (...continua)

Para ler, comentar, divertir e viajar! =)

Para informações, reservas e encomendas por correio não hesitem em contactar para a nossa caixa de correio

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os Outros Caminhos do Mundo

"Todas as viagens a lugares improváveis, perto ou longe de casa, são explorações dos outros caminhos do mundo, se formos lá ver o que ainda não tinha sido visto antes. E ouvir falar as vozes dos que não costumam entrar nas histórias. E, por estas e outras vias, sentirmo-nos momentaneamente parte integrante daquele espaço, como se lá tivéssemos nascido. Ao longo da minha vida tive a felicidade de visitar muitos mundos dos outros e de me deixar assombrar por eles ? lembro-me de passar horas no mercado do peixe de Belém do Pará completamente maravilhada com as criaturas impossíveis pescadas no Amazonas. Alguns estão guardados comigo como segredos preciosos, que são mesmo só meus e de quem os partilhou comigo. Outros converteram-se logo a seguir em reportagens para jornais e revistas, tornaram-se posse de quem os leu na altura, e serão agora posse de quem quiser viajar por eles.Cobrem zonas longínquas do globo, como a Ilha de Páscoa ou o ooutback australiano, e momentos estranhíssimos, a todos os títulos irrepetíveis, como a última semana em que a União Soviética foi a União Soviética. Estão cheios de paisagens distantes e vigorosas, mas também estão cheias de pessoas. E as pessoas falam. Falam muito. É assim que me abrem a porta para o mundo delas, e esta é a forma como eu lhes presto homenagem. Adoro tudo o que não está à vista."

Comentário Pessoal: Comecei a ler este livro a pensar "vamos lá ver se não vou ter que gramar com muita trapalhada concentrada" e acabei a ler este livro a agradecer a todos os santinhos por te-lo feito!Para quem, como eu, adora literatura de viagens, este é sem dúvida um ex libris, da literatura de viagens nacional.
Sempre tive um fáscinio pelo Pacífico, por isso o capítulo da Austrália, foi o que me arrebatou totalmente!
Li, reli e sem dúvida que senti "estar lá!" Não é para isso que pagamos?para sermos "transportados" para lá?Continuando..Estava eu no meio do outback australiano a andar de Camelo(sim, leu bem, de camelo), com 50 graus (e li-o em Dezembro), estupefacto por estar no meio do deserto(e já agora de um Continente) a xapinhar numa nascente de água estupidamente fria e sem medo das cobras, crocodilos, aranhas venenosas e tudo mais, a olhar para aquele enorme "calhau" no meio do nada a caminho de Ayers Rock. Será Laranja?Será Vermelho?Estamos onde mesmo?na lua?Agora sim, compreendo, o porquê de tanto misticismo dos Aborigines!
Um louvor especial por me dar a conheçer o que realmente aconteceu na Ilha da Páscoa e dos divertidos capítulos mexicanos e soviéticos antes da queda do "Império do Mal".
Só não lhe dou 20 valores porque não fala da minha "Nova Zelândia". 19 valores!

PVP Day Out: 15€

Sem comentários:

Enviar um comentário